No âmbito do Protocolo celebrado em 2004 com o Banco Alimentar da Cova da Beira, o NDS continuará a receber mensalmente géneros alimentares, para distribuição junto da população mais carenciada da freguesia da Guarda (antiga freguesia de S. Miguel da Guarda). Por existirem outras entidades, nomeadamente a Cáritas Diocesana, que recebe também este apoio, optou-se por apoiar apenas residentes da antiga zona da ex-freguesia de S. Miguel da Guarda, uma vez que os restantes têm este apoio de outras Instituições mais no centro da cidade.
A direção, dado o aumento significativo de procura de ajuda neste âmbito, optou por dar prioridade a pessoas que não beneficiem de outros apoios, financeiros ou alimentares, de outras Instituições.
Para poder prestar este apoio o NDS desloca-se uma vez por mês à Covilhã, no sentido de recolher os alimentos, com exceção do mês de agosto.
Apoiamos também as campanhas realizadas a nível nacional pelo Banco Alimentar da Luta contra a Fome, desta forma o NDS fica responsável da loja do Pingo Doce durante dois fins-de-semana (maio e dezembro), angariando voluntários que realizem a sensibilização para a iniciativa, de todos os que se deslocam àquela loja para fazer as suas compras.