O Programa Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional e internacional, criado em 2001, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações. Este programa visa promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos mais vulneráveis, particularmente de descendentes de migrantes e de crianças e jovens ciganos/as, a igualdade, a não discriminação e o reforço da coesão social.
Atualmente na sua 7ª geração, a qual decorrerá até 31 de dezembro de 2020, o Programa Escolhas (PE) financia 30 projetos para a NUT II (Norte), 19 projetos para a NUT II (Centro), 36 projetos para a NUT II (Lisboa), 11 projetos para a NUT II (Alentejo), 4 projetos para a NUT II (Algarve) e 3 projetos para as Regiões Autónomas.
O Programa Escolhas na 7.ª Geração estrutura-se em três áreas estratégicas de intervenção:
I. Medida I - Educação, Formação e Qualificação: Visa contribuir para o sucesso escolar, para a redução do absentismo e abandono escolar, bem como para a formação e qualificação profissional.
II. Medida II - Emprego e Empreendedorismo: Visa contribuir para a promoção do emprego e empregabilidade, favorecendo a transição para o mercado de trabalho, bem como apoiar iniciativas empreendedoras;
III. Medida III - Dinamização Comunitária, Participação e Cidadania: Visa contribuir para o desenvolvimento de atividades de âmbito comunitário, lúdico e ou pedagógico, permitindo uma maior consciencialização sobre os direitos e deveres cívicos e comunitários.
O projeto tem como área geográfica de implementação o concelho da Guarda.
-
Planificação do Projeto
-
Objetivo Geral: Reforçar competências escolares, culturais e relacionais, contribuindo para o sucesso escolar, o crescimento pessoal e a cidadania ativa.
Objetivos específicos:
- Medida I
Envolver, no território de intervenção, 170 participantes por ano, em atividades promotoras do sucesso escolar e/ou de formação e qualificação profissional;
Medida II
Envolver, no território de intervenção, 50 participantes por ano, em atividades de desenvolvimento de competências profissionais e/ou de empregabilidade e/ou de empreendedorismo;
Medida III
Envolver, no território de intervenção, 170 participantes por ano, em atividades promotoras do desenvolvimento de competências artísticas e/ou culturais e/ou desportivas e/ou de cidadania;
O projeto desenvolve atividade no âmbito destas 3 medidas na sede do Núcleo Desportivo e Social, na Escola C+S de S. Miguel, na Escola Carolina Beatriz Ângelo e sempre que seja solicitada a sua intervenção por parte dos parceiros de consórcio.
O consórcio é constituído por 14 entidades:
- Núcleo Desportivo e Social
- ADM Estrela
- Agrupamento de Escolas da Sé
- Aldeias de Crianças SOS
- NERGA
- Câmara Municipal da Guarda
-Cáritas Diocesana da Guarda
- Centro de Saúde da Guarda
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- EAPN
- Ensiguarda
- Freguesia da Guarda
- Instituto Politécnico da Guarda
- Instituto Português do Desporto e da Juventude
A equipa do projeto “tu decides+…” – E7G é constituída por:
- 1 coordenadora do projeto;- 1 técnica;- 1 técnica psicóloga;- 1 dinamizador comunitário;- 1 monitor de informática e 1 monitor na área das expressões.